"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

domingo, 3 de maio de 2015

Observation #4 - Leinolan Koulu part III - Math Classes for the sixth graders

Leinolan Koulu - Math classes

This observation is from an Math Lesson to the sixth graders. Some general observation about the Learning Environments can be found on the previous post about Leinolan Koulu.
As my other observations, I decided to look more in some aspects: Learning Environments, Teaching Methods and Students' Behaviour.

- Learning Environments:
There were 20 students in the classroom.
The classroom is full of paintings of the students, organized in a traditional way but students are sit in pairs.
There is an assistant in the classroom to help a student with some difficulties to focus on the subject. She doesn't help with the subject but the concentration.
There's a piano and some percussion instruments in the classroom. 


- Teacher Methods:
The teacher uses a projector where she can write and project at the same time. So she can solve some exercises with the students.
She was solving some exercises about fractions in a very traditional way. She solves and some students help.
She asked every student to answer some questions.
The exercises were very academic ones. The teacher didn't talked about the use of fractions in real life. The problems were just about simplifying fractions and converting to regular fractions to mixed fractions.
The lesson was a cognitive one.

- Students' Behaviour:
Some students participated very well to the class but others were talking with their colleagues.
They seem to know the content very well.
Each student has a little notebook where the teacher send messages to their parents if they forget something like the textbook or the notebook. It's part of other value of Finns: Responsibility.

-Final Considerations:
This is a good example of a class in Brazil. Exactly the same we usually see. The teacher solving exercises together with the students and asking them to participate.
The only difference I could realize was the discipline of the students, they don't talk too much with each other. All of them stay quiet during the class.
If I had come to Finland and observe only this class I would ever ask me what is the secret of education in this country.

Leinolan School - Aula de Matemática

Esta observação é de uma aula de matemática para os alunos do sexto ano. Você poderá encontrar mais informações e observações sobre a Leinolan School nos marcadores à direita.
Como minhas outras observações, eu decidi focar em três aspectos: Ambiente de Aprendizagem, Metodologia do professor e Comportamento dos alunos.


- Ambiente de Aprendizagem:
Havia 20 alunos na sala de aula.
A sala de aula está cheia de pinturas dos estudantes. 
A sala é organizada em uma maneira tradicional, mas os estudantes ficam em duplas.
Há uma assistente na sala de aula para ajudar um aluno com dificuldades para se concentrar. Ela não ajuda com o conteúdo, apenas o auxilia a manter-se focado.
Há um piano e alguns instrumentos de percussão na sala de aula, pois todos os professores trabalham música em suas aulas. A escola possui uma sala de música mas as vezes a mesma é utilizada por outros professores, assim eles tem material de trabalho em todas as salas.



- Metodologia do professor:
A professora usa um projetor onde ela pode escrever e projetar ao mesmo tempo. Então, ela pode resolver alguns exercícios com os alunos. É como um retroprojetor porém projeta o próprio livro ou caderno, sem a necessidade de preparar transparências.
Ela estava resolvendo alguns exercícios sobre frações de uma forma muito tradicional, ela resolve e alguns alunos participam falando as respostas.
Ela pediu para cada aluno responder uma ou mais questões.
Os exercícios foram muito acadêmicos. A professora não deu exemplos do uso de frações na vida real. Os problemas eram apenas sobre simplificar frações e converter frações impróprias à frações mistas e vice-versa.
A teoria de aprendizagem observada na sala é o cognitivismo.

- Comportamento dos Alunos:
Alguns estudantes participaram muito bem da aula, mas outros estavam um pouco dispersos.
Eles parecem saber o conteúdo muito bem.
Cada aluno possui um caderninho onde o professor manda recados para seus pais, caso eles esqueçam algo como o livro ou o caderno. É outro valor que os finlandeses possuem culturalmente: Responsabilidade.


-Considerações Finais:
Me senti em uma sala de aula no Brasil. Exatamente o mesmo que costumamos ver. O professor resolvendo exercícios juntamente com os alunos e pedindo-lhes para participar.
A única diferença que eu pude perceber foi a disciplina dos alunos, não há conversa paralela em sala de aula. Todos eles ficam quietos durante a classe. (Lembrando: as aulas tem duração de 45 minutos com 15 minutos de intervalo entre cada aula, portanto, não é tão difícil conseguir prestar atenção nas aulas desta forma.)
Se eu tivesse vindo até a Finlândia e observasse somente esta aula eu ia me perguntar eternamente qual é o segredo da educação deste país.
A minha opinião sobre o ensino de matemática é a seguinte: O professor deve fazer o possível para mostrar a aplicação real de todo o conteúdo na vida dos estudantes.
Também acredito que muita coisa deve ser revista no currículo do ensino médio, há vários conteúdos que um estudante não precisa para ter uma boa formação como cidadão, afinal, o ensino médio não é ensino técnico e tão pouco ensino superior. Caso alguma profissão exija conhecimentos mais avançados, estes deverão ser apresentados aos alunos no ensino superior ou técnico que irá formar os profissionais.
A 4ª postagem sobre a Leinolan Koulu será de outra aula de matemática que pude observar, desta vez um pouco diferente. Fique ligado!

Bruno Pereira Garcês

Nenhum comentário:

Postar um comentário