"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

sábado, 9 de maio de 2015

Avaliação DA aprendizagem, COMO aprendizagem e PARA apredizagem

Assessment

OK! Let's talk about assessment!
One of the most discussed subjects by teachers is assessment. Nobody knows the secrets of assessment, but with good discussions we can find common thoughts about this practice and maybe do it in a better way.
To discuss about assessment we should think in 5 questions: Why? What? When? How? Who?
So, I'll try to make a comparison between my assessment before I came to Finland and the assessment I intend to apply after going back to Brazil.

Why?
Before:
I used to assess to know if the students learned everything about the content, but usually I didn't explain the subject again if the students didn't reach the goals. 
After:
I intend to assess first to know if the students could comprehend the subject and could improve some competences and skills that they can need in their lives. I also want to assess to know if my teaching methods are reaching the students.
What?
Before:
I usually assess the knowledge of the student about the current subject and the past subjects that I've taught.
After:
I need to assess some different skills and competences of the students, as their team work, communication skills and the capacity to understand the relationship between the scientific content to the real life, not just the subject that I'm teaching at the moment.
When?
Before:
I think that at least this question I won't change a lot about my assessment criteria. I used to assess the students continuously, because our current laws about assessment tell this.
After:
The only change I intend to do is to make an everyday assess, so the students would get more feedback from me and I will need to observe them a lot.
How?
Before: 
Usually my assessment practices are exercises in pairs and tests that the students can use their notes. The students can't find the answers of my tests on their notebooks or on the internet. They need to think to find the answers. I try to stimulate them to think more and to use less "learn by heart" knowledge.
After:
Now I think that I will ask the students how they want to be assessed. Some students like to do tests, others like to make projects, others like to make reports, so I can assess them according to their preferences. The assessment don't need to be the same for everyone, I have to find what are the best ways to assess each student. It's difficult to do this in bigger classes like we have in Brazil, with 40 students, but I had never tried, so I can't be sure on saying that.
Who?
Before: 
I used to assess the students. Sometimes I ask for some colleagues help me to assess the students, to have some different point of views.
After: 
I don't have to take all responsibility for the assessment. If I do this I won't be doing assessment as learning, just assessment of learning, and it's not the better way. If the students can assess themselves and their colleagues, they can learn while assessing, and they have different views of learning. It would be a very nice way to assess, not just the self-assessment and peer-assessment, but also the assessment of the teacher.


So, I think I have to improve my assessment methods, and for now that's the way I will try. I don't know if it is better or worse, but for sure this is more student-centered. After trying this I can make a reflection to realize if it was good or not.

Avaliação

OK! Vamos falar sobre a avaliação!
Um dos assuntos mais discutidos pelos professores é a avaliação. Ninguém sabe os segredos da avaliação, mas com boas discussões podemos encontrar pensamentos comuns sobre esta prática e talvez fazê-la de uma maneira melhor.
Para discutir sobre a avaliação, devemos pensar em cinco perguntas: Por quê? O Quê? Quando? Como? Quem?
Então, eu vou tentar fazer uma comparação entre a forma que eu avaliava os estudantes antes de vir para a Finlândia e a forma que pretendo avaliar quando voltar ao Brasil. Irei responder de acordo com as cinco questões.

Por quê?
Antes:
Normalmente eu avalio os alunos para saber se eles aprenderam tudo (ou pelo menos o necessário) sobre o conteúdo, mas geralmente eu não explico novamente o assunto se os alunos não alcançam os objetivos. Isso para cumprir o plano de ensino.
Depois:
Ao invés de avaliar apenas sobre o conteúdo, acredito que devo avaliar também algumas competências e habilidades que eles podem precisar em suas vidas. Eu também quero saber avaliar se os meus métodos de ensino estão chegando a todos, se eu estou conseguindo transmitir a mensagem.

O Quê?
Antes:
Eu costumo avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto atual e os assuntos passados que eu ensinei ou imaginei que eles deveriam ter aprendido antes.
Depois:
Acredito que seria melhor avaliar algumas habilidades e competências dos alunos, como o seu trabalho em equipe, habilidades de comunicação e a capacidade de entender a relação entre o conteúdo científico e o seu cotidiano, não apenas o assunto que eu estou ensinando no momento.

Quando?
Antes:
Eu acho que, pelo menos nesta questão não vou mudar muita coisa sobre os meus critérios de avaliação. Normalmente avalio os alunos de forma contínua, pois nossas leis atuais sobre avaliação dizem que a avaliação deve ser contínua, cumulativa com os aspectos qualitativos superando os quantitativos.
Depois:
A única mudança que eu pretendo fazer é avaliar diariamente de modo que os alunos possam obter um maior feedback de mim e eu me force a observar melhor meus alunos, para poder auxiliar ainda mais em sua formação.

Como?
Antes:
Normalmente utilizo exercícios em duplas e testes individuais com consulta ao caderno. Os alunos normalmente não encontram as respostas dos meus testes em seus cadernos ou na internet. Eles precisam pensar para encontrar as respostas. Eu tento estimulá-los a pensar mais e usar menos o decoreba. Em algumas turmas passo trabalhos sobre Química e cotidiano e trabalhos de pesquisa em duplas que devem ser apresentados da forma de poster.
Depois:
Agora eu acho que vou perguntar aos alunos como eles querem ser avaliados. Alguns alunos gostam de fazer testes, outros gostam de fazer projetos, outros gostam de fazer relatórios, assim eu poderei avaliá-los de acordo com suas preferências. A avaliação não precisa, nem deve, ser a mesma para todos, eu tenho que encontrar quais são as melhores maneiras de avaliar cada aluno. É difícil fazer isso em turmas cheias como as que temos no Brasil, com 40 alunos, mas eu nunca tentei, então como posse ter tanta certeza ao dizer isto?

Quem?
Antes:
Normalmente apenas EU avalio os alunos. Às vezes eu peço alguns colegas me ajudem como uma banca para avaliar trabalhos.
Depois:
O professor não precisa ter toda a responsabilidade da avaliação de seus alunos. Se eu fizer isso eu não vou estar fazendo avaliação COMO aprendizagem e sim a avaliação apenas DA aprendizagem, e não é o melhor caminho. Se os alunos podem avaliar a si mesmos e seus colegas, eles podem aprender enquanto estão avaliando, e eles têm pontos de vista diferentes de aprendizagem. Seria uma maneira muito agradável para avaliar, não apenas a auto-avaliação mas também a avaliação pelos colegas, mas sem descartar a avaliação do professor.

Então, eu acho que preciso melhorar meus métodos de avaliação e, por enquanto essa é a maneira que eu vou tentar. Eu não sei se é melhor ou pior, mas com certeza é mais centrada nos alunos. Depois de tentar isso, eu posso fazer uma reflexão para analisar se foi melhor ou não

Bruno Pereira Garcês

Nenhum comentário:

Postar um comentário