"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

domingo, 8 de março de 2015

Teachers for the Future - Professores para o Futuro

VET - Teachers for the Future

Well, many of you may be asking yourselves, what is Bruno doing in Finland? (I am not just travelling around).
The National Council of Scientific and Technological Development and the Ministry of Education of Brazil invited researchers of the Federal Institutes to participate in the program Teachers for the Future. 
It's a capacitating program based on the Finnish Applied Research Method that has the integration with the labor market as main target.
First I thought that we would develop our research projects in Finland and then we would know better how to implement this projects in the labor market, but I was completely wrong.
The main goal of this program is to improve our pedagogical skills ("Teaches for the future" how couldn't I realize that before?) and that was a very good surprise. As many of my colleagues know, I had no pedagogical training before even I am working as a teacher since 2007. 
The program is a continuing education program divided into two phases. First we will stay in Finland for five months learning how to design learning environments that benefits students instead of just teachers and later we come back to Brazil and try to implement the pedagogical methods we had learned.
I really liked the idea of knowing more about different pedagogical methods, because sometimes I think that I'm teaching in a very academic way and I see that many colleagues do the same. This is a great opportunity to change my idea about education (or not).
So, back in the call for projects, my project title is "Encapsulation of bioactive substances into unilamellar liposomes to the development of nanotechnology products" so I will try to develop a nanotechnology product that could prevent from oxidative stress and hence other diseases like skin cancer, but I will talk about my project later.
I hope I can figure a way to work this project in the classroom with my students, not just as a research, but in a pedagogical way, to help they learn more and in a better way.
And this is just a brief about how am I in Finland.
At the end of the post you will find some reports about the program and the project.


Professores para o Futuro

Bem, muitos de vocês devem estar se perguntando, o que o Bruno foi fazer na Finlândia? (Não estou só passeando).
O CNPq juntamente com o MEC convocaram pesquisadores através da Chamada 041/2014 a desenvolver um projeto de pesquisa aplicada em instituições finlandesas por um período de cinco meses.
É um programa de capacitação baseado no modelo finlandês de pesquisa aplicada que tem como objetivo principal a integração com o mercado de trabalho.
Primeiramente eu pensei que nós iríamos desenvolver nossos projetos de pesquisa na Finlândia e então iríamos aprender melhor como aplicar este projeto no mercado de trabalho, mas eu estava totalmente enganado.
O principal objetivo do programa é melhorar nossas habilidades pedagógicas (O nome do programa é "Professores para o Futuro", como eu não percebi isto antes?) e isto foi uma surpresa muito boa. Como muitos colegas sabem, eu não sou licenciado, mesmo dando aulas desde 2007.
O programa é considerado um programa de educação continuada dividido em duas fases. Na primeira fase, nós ficaremos na Finlândia por cinco meses aprendendo como desenvolver ambientes de aprendizagem visados nos alunos ao invés de apenas pensar no professor e depois iremos para o Brasil para tentar implementar os métodos pedagógicos que aprendemos.
Eu adorei a ideia de aprender mais sobre diferentes metodologias de ensino porque muitas vezes eu me vejo ensinando de uma forma muito acadêmica e vejo que muitos colegas também ensinam desta maneira. Esta é uma grande oportunidade de mudar minha opinião sobre educação (ou não).
Voltando à chamada para projetos de pesquisa, apenas para conhecimento, o título projeto que submeti foi "Encapsulamento de substâncias bioativas em lipossomas unilamelares para o desenvolvimento de produtos nanotecnológicos" onde irei tentar desenvolver um produto nanotecnológico que pode prevenir o estresse oxidativo e, consequentemente, outras doenças como o câncer de pele, mas irei falar melhor sobre meu projeto depois.
Eu espero que possa encontrar uma maneira de trabalhar este projeto em sala de aula com meus alunos, não somente como pesquisa, mas com uma abordagem pedagógica, para estimulá-los a aprender mais de uma forma mais agradável.
E este foi apenas um resumo de como vim parar na FInlândia.

Bruno Pereira Garcês

Nenhum comentário:

Postar um comentário