"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

quarta-feira, 11 de março de 2015

Curricula organization - Organização da Matriz Curricular

New curricula organization

What if the students would be present at school in every day between 08:30 to 16:00 and school is their workplace?
What if the student would have only 1 subject/issue for the whole day?
What if learning is done more in teams?
What if the teachers are like coaches?
What if all spring term courses would be integrated around a big development project?
What if the project would be done in 5 persons development teams and strictly following the agile project methodology just like is done in software companies?
What if the results of the project are public?
And this questions are exactly what is being done in some courses in TAMK.
The students working day is divided into three well defined parts. First, the teacher comes to the classroom and the students will get some lectures or demonstrations or other methodologies. And then the teacher gives them some assignments so they can work by themselves. Later on the teacher comes back to the classroom and talk about the assignment he gave, filling the gaps of knowledge and orientating the students about the subject. Once the students have eight hours of work at the university, there's no so much to do at home, they do all of their assignments at the university. 
They have just 7% of evasion in this kind of curricula and the number of students that put TAMK as first option in the exam admission increased 127% after they started this kind of curricula.
I will talk about the game expo project in another post. Games are the projects of the first year students of the course.

Some isolated considerations:
- The students have three days of orientation before the classes start.
- The students have 60 credits a year and each credit correspond to 27 hours, so 1640 hours a year.

Nova forma de Organizar o Currículo

E se os estudantes estivessem na escola todos os dias entre 08:30 e 16:00?
E se os estudantes tivessem apenas um conteúdo por dia?
E se a aprendizagem fosse mais em grupos?
E se todas as disciplinas de um curso estivessem diretamente envolvidas em um projeto por bimestre?
E se o projeto fosse realizado exatamente como desenvolvem nas empresas?
E se os resultados do projeto forem públicos?
E essas questões mostram exatamente o que está sendo feito em alguns cursos em TAMK.
O dia de um estudante na escola é dividido em três partes bem definidas. Primeiramente o professor vai até a sala e ministra sua aula utilizando diferentes metodologias. Em seguida, o professor deixa algumas tarefas para os alunos que ficam sozinhos na sala por um tempo (ou podem ir para suas casas, mas normalmente eles preferem ficar, exceto aqueles que são mais individualistas) para trabalharem sozinhos, buscarem as respostas em colaboração com os colegas. Para finalizar, o professor volta para a sala e fala sobre a tarefa designada aos alunos, tira dúvidas, explica conteúdo não compreendido, faz dinâmicas, apresentações entre outras coisas. Uma vez que os estudantes ficam oito horas na universidade, não há muito a fazer em casa, eles fazem todas as tarefas necessárias neste período. 
Exemplo de "grade horária"
Eles possuem apenas 7% de evasão com este tipo de currículo e o número de estudantes que escolheram TAMK como primeira opção no vestibular cresceu 127% enquanto das outras Universidades cresceu menos de 10%.
Irei falar melhor sobre a exposição dos projetos de jogos em outro posto. Todos os alunos do primeiro ano do curso têm como projeto o desenvolvimento de jogos, no primeiro ano de aplicação desta metodologia, oj jogos foram para computador, no segundo para nokia e neste ano para Android.
Algumas considerações isoladas:
- Alunos possuem três dias de orientação antes do início das aulas;
- Os estudantes possuem 60 créditos por ano e cada crédito corresponde à 27 horas, portanto eles têm 1640 horas por ano.

Ontem postei que não conseguia pensar em uma boa tradução para a metodologia "Gallery Walk". Procurando e conversando com minha colega de curso Kelly chegamos à conclusão de que a melhor definição seria Galeria de Ideias.

Bruno Pereira Garcês

terça-feira, 10 de março de 2015

Learning Theories - Teorias de Aprendizagem

Social-Construtivism

We started the class with a warm-up activity to know more about team work and practice our collaborative skills, creativity and other skills. (build the learning atmosphere)
Ms Katri let us know about the learning outcomes of this classes at the beginning:
- Learn more about learning theories;
- Understand how learning theories have changed and influenced pedagogical practices in vocational education;
- How to teach using these learning theories.
Katri always performs an orientation before her classes, the orientation is to the group of students, to the content and to the timing, and it's kind of WH questions, who, what and how. And she asked to us, why do the orientations before the class? I think it would turn students on! Make they be more active. And then the student can make himself a question, why am I here?
Later on, another methodology was presented to us, the silent discussions. We had some questions and we were supposed to write the answers on papers without talking to each other. This kind of activity is good because we can reflect about our experiences and also other's experiences. It also gives us a possibility to "speak" to everyone, in a group work for example it's not possible, because we usually don't have enough time. It's kind of activating discussion method.
The questions (and my answers) were:
- How students learn best in your subject? When they are motivated.
- What kind of role the student will play in your lessons? The student must be able to know and also to teach each other.
- What kind of activities the student is engagged in? Group work, activities and games.
- What kind of role you have as a teacher? Help the students with their goals.
- How student's learning is assessed? Tests, works, presentation, participating.
We construct 5 images: of learning, of students, of teaching, of subject and the final one as a combination of the four other ones is the image of myself as a teacher. And in this way I could see that there is a huge difference between our teacher thinking and our teacher action.
Back in the discussion, Katri told us that she tried a different approach with their students, she took some mini-lectures, ask for the students to do concept maps, started the case teaching and in the end the students were supposed to apply their knowledge.
The next slide was the main slide we've seen, talking about teacher's conceptions of learning affect (consciously or non-consciously) the way how they teach.
Some conceptions were:
1st- "Learning is about memorizing and increasing knowledge" Teaching as knowledge transmission.
2nd- "Learning is an imitating activity" Teaching as modeling
3rd - "Learning is applying knowledge" Teaching as arranging situations for knowledge application
4th - "Learning is about understanding" Teaching as faciliting understanding.
5th - "Learning is changes in thinking" Teaching as encouraging thinking and supporting the change.
6th - "Learning is changes in action and creating something new" Teaching as supporting the creation process.
I used to think like the 5th conception, but I have to understand that we don't have to change the students way of thinking, we just need to let them know that there is another way of thinking and maybe this way could be better for them to solve their problems in real life, but the student has to choose which way he should think. But I think I still didn't learn what I need to take my conclusions, I have to study more educational content to try to understand my job, I'm teaching for almost eight years and I need to admit that I don't know the role of a teacher.
After the break we did another kind of silent discussion, when our answers weren't "contaminated" by other answers. 
And then we started to have a mini-lecture about the learning theories and we were supposed to take notes. My notes will be here like I wrote in the class.
Notes:
Behaviourist, Cognitive, Humanistic, Constructivist, Social, are the orientations of learning theories.
Behaviourist: Learning is manifested by a change in behaviour. The student is an empty bottle and the teacher fills it.
Learning by repetition;
Students guided by a textbook;
The students are passively receiving information;
Memorising by-heart;

Cognitive: Learning is defined as a change in a learner's schemata.
- Mental knowledge constructions;
- Focuses on the inner mental activities;
- Thinking, memory, knowing, problem-solving, mind mapping, concept mapping, learning by writing, summarize.
- Changes in behaviour are observed, but only as an indication of what is occurring in the learner's head.
- Writing by hand makes the students improve other parts of the brain instead of that improved by using the computer.

Humanistic: Learning is viewed as a personal act to fulfil one's potential.
- The teacher is interested in student as a whole person: needs, motivation, goals, emotions.
- Cooperative, supportive environment.
- The teacher acts like a mentor.

Constructivist: Learning is an active process of constructing knowledge rather than acquiring it.
- The student is actively involved in a process of meaning and knowledge construction;
- The student is the maker of meaning and knowledge.
- The student's current and past knowledge or experience are very important.
- Knowledge is embedded in the context in which it is used.
- The teacher attempts to lead the student through questions and activities to discover, discuss, appreciate and verbalize the new knowledge.

Social: Social interaction plays a fundamental role in the process of cognitive development.
- Group discussions
- Shared assignments and on-the-job tasks;
- The more knowledgeable other can be the teacher, coach, colleague, peer, student.
- The distance between a student's ability to perform a task under expert guidance and/or with peer collaboration and the student's ability solving the problem independently.
- Learning occurred in this zone.
- And this is the zone of proximal development.

obs.: The main difference between constructivism and social constructivism is that in the second one the students work in groups.

Changing the approach again we had a new task. We had to choose a picture and answer the question "What aspects of the various learning theories you see in your metaphorical picture?"
This is the picture I had chose.
I chose this picture because as a teacher I always try to help my students reach the top, but not in a competitive way with other students, they have to compete with themselves, they have to be better than themselves, they have to improve their knowledge. And the learning theories I see in my methods as a teacher are sometimes behaviourist orientated because I need to do some lectures, many times I work in a cognitive orientated way. I think a little in an humanistic orientated way, but I don't think this is sufficient. I like to do some group work with my students so, it's a social orientated way.
And finally (I think you are tired to read, right?) our last task was another methodology that I personally liked too much. It's called Gallery Walk. But how does it work?
It's quite simple, if we want to make 4 groups of 4 students each we can write down numbers from 1 to four in 4 different colors in some piece of paper and each student get a colored number. First we group the students with the same number and they will work together and do a report like a flipchart. After that, we group the students with the same colors and they walk in the classroom to see the groups flipcharts and one of each initial group can present their work to the other students
In this methodology all the students in a group needs to know about their work and their presentation is to other students, not to the teacher in front of the classroom like the common presentations, so the student won't be so shy to present. I thought that this methodology was very great and I will certainly use that in my future classes.
So, in our specific gallery walk the goal was to prepare a lesson using social-constructivism orientation. We planned a bioenergetics lesson to physical education students but I won't give you so many details about it.
And I want to finish with a little reflection I had involving our past classes and today's class We need to think better before preparing our lessons. The lessons need to be interesting for the students and not for us as teachers. We need to use different approaches and stimulate the students to use as many different skills they have.
Socio-Construtivismo

Bem... começamos a aula de hoje com uma dinâmica de aquecimento (chamamos de motivacional no Brasil às vezes) para aprender mais sobre trabalho em equipe e também para praticar nossas habilidades de colaboração, criatividade e outras mais. (Construindo uma atmosfera para o aprendizado).
Nossa professora Katri (Haaga-Helia University of Applied Sciences) nos falou um pouco mais sobre o objetivo desta aula no início:
- Aprender mais sobre teorias de aprendizagem;
- Compreender como as teorias de aprendizagem mudaram com o tempo e influenciaram as práticas pedagógicas no ensino técnico;
- Como dar aulas utilizando essas teorias de aprendizagem.
Katri nos disse que sempre faz uma orientação com os alunos antes de suas aulas. Esta orientação é realizada para o grupo de estudantes, sobre o conteúdo e sobre o tempo de cada atividade. Mas para que fazer esta orientação antes das aulas? Eu pessoalmente acredito que é para "acordar" os estudantes, tentar torná-los mais ativos e fazer com que ele se pergunte (e responda): "Por que estou aqui?".
Após a orientação, outra metodologia foi apresentada, é chamada de "discussão em silêncio". Ela nos fez algumas perguntas e escrevemos as respostas em folhas tamanho A2 na parede sem conversar com os colegas. É uma metodologia interessante pois podemos refletir sobre nossas experiências e também sobre as experiências dos colegas. Também nos dá a possibilidade de "conversar" com todos o que não é possível em um trabalho em grupo comum, porque normalmente mesmo que após o trabalho em grupo nós normalmente não temos tempo hábil para ouvir todos os alunos. É como uma metodologia de ativação para discussão.
As perguntas feitas (e minhas respostas) foram:
- Como os estudantes aprendem melhor seu conteúdo? Quando eles estão motivados.
- Qual o papel dos estudantes em suas aulas? Ele precisa apenas estar aberto para aprender e também ensinar.
- Que tipo de atividades os estudantes realizam em sala de aula? Trabalhos em grupo, exercícios e jogos didáticos.
- Qual o meu papel como professor? Auxiliar os alunos com seus objetivos
- Como é feita a avaliação dos alunos? Testes, trabalhos, apresentações e participação.
Nós construímos então cinco imagens: aprendizado, alunos, professores, conteúdo e a última como combinação das outras quatro que seria a minha imagem como professor. Neste sentido eu pude perceber que há uma grande diferença em como pensamos e como agimos.
E esta é a sala de aula no horário de almoço. Portas abertas e notebooks nas mesas. A confiança predomina na Finlândia.
De volta à discussão, Katri nos disse que é impossível fugir totalmente das aulas tradicionais em algumas áreas. Por isso ela resolveu iniciar o conceito de mini-aulaa, onde dentro do tempo de sua aula (2 a 3 horas) ela dá 20 a 30 minutos de aulas em uma forma bem comportamentalista e depois trabalha com outras abordagens como mapas conceituais, observações entre outras.
O próximo slide foi o mais importante em minha opinião, falando como a concepção dos professores sobre aprendizagem afeta (conscientemente ou inconscientemente) a forma como eles ensinam.
Algumas concepções foram:
1ª - "Aprendizagem é memorizar e ampliar o conhecimento" Professor como um transmissor (tá feio o termo, mas é porque é feio mesmo) de conhecimento.
2ª - "Aprendizagem é uma atividade de imitar (copiar o que o professor sabe; exatamente a base da frase motivadora deste blog)" Professor como um modelo.
3ª - "Aprendizagem é a aplicação do conhecimento" Professor como facilitador para a aplicação do conhecimento.
4ª - "Aprendizagem é o entendimento" Professor como facilitador para o entendimento.
5ª - "Aprendizagem é a mudança de pensamento" Professor como formador de opiniões e suporte para esta mudança.
6ª - "Aprendizagem é a mudança nas ações com a criação de algo novo" Professor como base para o processo de criação.
Eu normalmente pensava como a 5ª concepção acima, mas eu tenho que entender que nós não temos que mudar a forma que os estudantes pensam, nós temos apenas que mostrá-los que existe uma "nova forma" de pensar sobre determinado assunto e, talvez, essa "nova forma" pode ser melhor para que eles compreendam melhor a vida fora da escola e consigam resolver os problemas que por ventura apareçam, mas cabe aos estudantes escolherem a melhor forma de pensar e agir. Ainda acho que eu não aprendi o suficiente sobre educação para que eu possa tirar minhas conclusões sobre o assunto, eu preciso estudar (muito) mais teorias, ler mais artigos e relatos de experiência para que eu possa entender melhor a minha profissão (Sou formado em Química Industrial mas me considero Professor e tenho muito orgulho de dizer). Estou dando aulas há oito anos e preciso admitir que eu não sei exatamente a função de um professor.
Após o intervalo fizemos um novo tipo de "discussão em silêncio", onde nossas respostas não eram vistas pelos colegas, para evitar uma "contaminação no pensamento", para escrever o que realmente pensamos, sem ler as repostas dos colegas e talvez mudar de opinião na hora de escrever. Não vou falar muitos detalhes da metodologia agora para não tornar a leitura tão cansativa.
Então, começamos a chamada mini-aula sobre as teorias de aprendizagem. Katri nos pediu para ir fazendo pequenas anotações sobre o conteúdo e é claro que vou escrever aqui quais foram as minhas:
Comportamento, cognição, humano, construção e social são as orientações das teorias de aprendizagem. Essas orientações dão origem às teorias:

Comportamentalismo (vem do inglês behaviourism; já vi alguns autores que utilizam o termo behaviourismo para o português, o que achei o cúmulo da internacionalização do vocabulário.): Aprendizagem se manifesta por uma mudança no comportamento. O estudante é uma garrafa vazia e o professor vai enchendo com o tempo.
- Aprendizagem por repetição;
- Estudantes tem o livro texto como guia;
- Estudantes recebem a informação passivamente;
- Memorização (famoso "Eu sei de cor |leia-se cór|").

Cognitivismo: Aprendizagem é definida como uma mudança na forma de pensar.
- Construções mentais do conhecimento;
- Foco em atividades inerentes ao estudante;
- Pensamento, memória, resolução de problemas, mapas conceituais, mapas mentais, aprender escrevendo e fazendo resumos;
- Mudanças no comportamento são observadas, porém apenas como uma indicação do que está acontecendo na mentalidade de quem está aprendendo;
obs.: escrever à mão estimula diferentes partes do cérebro, por isso a importância de pedir que os alunos façam trabalhos escritos também. Essa história de que a Finlândia irá parar de utilizar lápis e papel é uma grande mentira (perguntei a quase todos os professores que tivemos até o momento e todos negaram, os finlandeses são inclusive um pouco resistentes à utilização de celulares em sala de aula, porém é totalmente permitido.)

Humanismo: Aprendizagem é vista como um ato pessoal de atingir o máximo do potencial de uma pessoa.
- O professor é interessado no estudante como um todo: suas necessidades, motivação, objetivos, emoções...
- Ambiente cooperativo e com suporte ao estudante;
- O professor atua como um mentor.

Construtivismo: Aprendizagem é o processo ativo de construção do conhecimento ao invés de obtenção do mesmo.
- O estudante é envolvido ativamente em um processo de construção do conhecimento;
- O estudante é o responsável direto pelo entendimento e conhecimento;
- O conhecimento prévio e experiência do estudante é muito importante;
- Conhecimento é incorporado no contexto em que é usado;
- O professor está preparado para acompanhar e "guiar" os estudantes em questões e atividades para descobrir, discutir, apreciar e verbalizar o novo conhecimento.

Teoria da aprendizagem Social (coloquei o termo todo porque apenas "Social" ficaria vago, e "socialismo" é outra coisa): As interações sociais tem uma função fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo.
- Discussões em grupo;
- Tarefas divididas e práticas;
- Aquele que sabe mais pode auxiliar os outros, seja ele o professor, técnico, colega, amigo...
- A distância entre a habilidade do estudante de realizar uma tarefa sob tutoria de um especialista ou com o auxílio dos colegas e a habilidade do aluno resolver os problemas sozinho é chamada de zona de desenvolvimento proximal e esta é a região onde ocorre a aprendizagem. (Vigotsky)

obs.: o socio-construtivismo é uma união entre construtivismo e teoria da aprendizagem social.
Mudando de metodologia novamente para aplicar os conceitos transmitidos durante a mini-aula nós tivemos uma nova tarefa. Cada um escolheu uma figura para responder uma pergunta: "Quais aspectos das várias teorias de aprendizagem você vê em sua figura? 
Abaixo está a figura que escolhi.
Eu escolhi esta figura pois eu como professor sempre tento ajudar meu estudantes a alcançar o topo, mas não de uma forma competitiva com outros estudantes, eles sempre tem que ser melhores que eles mesmos, não que os colegas, eles precisam ampliar seu conhecimento. E as teorias de aprendizagem que eu observei em minhas aulas são algumas vezes como no comportamentalismo, pois preciso fazer algumas aulas tradicionais, apenas falando e estudantes copiando ou fazendo observações. A maioria das vezes eu acredito que trabalho como no cognitivismo, pois passo exercícios para que meus alunos façam. Acredito que algumas vezes tenho uma abordagem mais humanística, mas não acredito que seja suficiente essa quantidade e gosto bastante de trabalhar em grupos.
E finalmente (acredito que vocês já estejam cansados, não estão?!) nossa última tarefa foi sobre outra metodologia que eu pessoalmente gostei bastante. É chamada de "Gallery walk" (sinceramente não consigo pensar em uma boa tradução perto da meia noite após um dia um pouco cansativo). Mas como ela funciona?
É bem simples, colocamos em pequenos pedaços de papéis diferentes números (de acordo com a quantidade de grupos) e cada número escrito em diferentes cores. Primeiramente entregamos os papéis para os alunos e dividimos os primeiros grupos de acordo com o número. Assim eles fazem o trabalho que devem fazer neste grupo. Após terminar, eles escrevem seus resultados em uma folha de papel A2 e colocam na parede como um poster e, em seguida, redividimos os grupos de acordo com as cores de cada papel, sendo que cada grupo de cores tenha pelo menos um de cada grupo de números. Assim os estudantes vão andando pela sala olhando os posteres dos colegas e cada um explica seu poster para o grupo.
Este foi no nosso banner do Gallery Walk.
É uma metodologia muito boa pois todos os estudantes devem participar e entender a atividade desenvolvida por eles além de retirar aquela pressão de apresentar um trabalho na frente da sala para todos, isto é um pouco difícil para os alunos mais tímidos e temos que entender as individualidades.
Eu adorei esta metodologia e com certeza irei utilizar em minhas aulas futuramente.
Quero finalizar o post de hoje com uma pequena reflexão que tive baseado nas outras aulas e na aula de hoje. Nossas aulas precisam ser interessantes para os alunos e não para nós professores. Nós precisamos utilizar diferentes metodologias e estimular os estudantes a utilizar o máximo de habilidades que eles possuem (ou podem desenvolver).
Me desculpem por ser tão extenso, preciso praticar um pouco mais minha capacidade de síntese, mas como tudo é tão novo para mim eu tenho dificuldade em filtrar as observações mais importantes.
Desculpem também pelo português, estou tentando sempre escrever em Inglês primeiro para melhorar meu vocabulário, mas ás vezes enquanto vou traduzindo pode parecer um pouco sem sentido, vou tentar melhorar isto também.
Obrigado pelo interesse em ler. Fique a vontade para deixar seus comentários no blog, facebook, WhatsAPP ou qualquer meio de comunicação.

Bruno Pereira Garcês

segunda-feira, 9 de março de 2015

First Class Observation - Primeira Observação de Aula

My First Observation

Today we went to Mr Sami Suhonen classes. He was supposed to teach about "Learning by doing".
In the Morning we went to our first observation, Physics for Laboratory Engineering and it was very nice. The subject of the class was electric charge. The students were supposed to do some electric charge measures in equipments during the class. It's good to remember that this wasn't a laboratory class, this was a theory class that the teacher just used the "Learning by Doing" method.
The students did they measures without a big previously knowledge of the subject and they had help of the textbook and google (yes, google IN the classroom). There were five groups of six students and five different experiments, so each group started with an experiment and then they were changing with other groups. After they did all experiments and measurements they presented the theory behind these experiments in small posters. The teacher said that if they do the presentation in English they would earn extra points so, everyone did.
All students participated of the activity, kind of different of what we usually see in Brazil, that one or two do all the hard work and the others just observe, sometimes neither observe.
At the end of the last presentation I asked a student if he likes this kind of approach and he said that he liked very much because team work is one of the skills that they will need at the labor market, so it's very good to learn the subject and improve the team work skills at the same time.
We visit the physics labs in TAMK. They are four nice labs connected to each other so the teacher can use the whole structure in his classes. There are a technician and an engineer responsible by the labs.
Some curiosities about these labs: 
- If the teacher need a lamp to use in his classes, he just get the money of TAMK budget and buy it from any store, so the lamp will be ready to use in less than a day for example, they just have to do a bidding if the value is over ten thousand euros;
- The students are able to do experiments with Cobalt-60 and Stroncium-90. They can simulate radioactive decay. It's very nice because 18% of Finland's energy come from nuclear power plants;
- Each teacher has approximately 16 students in their physical classes, and they work in pairs at the lab.
In the afternoon we first answer a questionnaire using a device that we can choose the option and then the program plot a graphic with our answers. It can be another useful tool to the learning process.
Sami told us about the engineering programs in TAMK. The differences between the student who came from vocational education and the student who came for the upper secondary school. Vocational education students have more hands on abilities  but less knowledge about math or physics for example. And it's kind of challenging to reach all students in a classroom.
And then our first challenge question comes out: "What is most challenging in teaching?".
In my point of view the main challenge is MOTIVATION. How to motivate students? How to create an exciting learning environment? These are questions without correct or wrong answers. We just have more and more questions:
How can I know what students really have learned?
How can I be sure they understood correctly? Were there misconceptions?
How can I change students position from passive absorbers to active doers?
How to increase motivation?
We are teaching in traditional ways, with lectures, demonstrations and exercises, but the students usually aren't so active. We have for example students that sleep in the classroom or students that are very active, but on their cellphones.
One approach that is used is to put the solutions to homework problems as videos on Youtube, because the student who did his homework usually know the subject, and those who didn't do the homework don't know.
So, in the classroom the teacher can work with different approaches instead of solve homework problems. Approaches like I've already mentioned before, "Learning by Doing".
In these approaches, the students usually work in teams, so they can argument their opinion, evaluate peer's opinions and other things.
A feedback was provided by the students and showed that 73% think that they are active members in their workgroup?
This phrase represents what the engineers and other professionals should act:
"An engineer needs to know (and admit it) when he doesn't know. Not to pretend knowing and seek for support from colleagues.
In many cases there isn't one single "right answer". Therefore, the reasoning behind any answer needs to be made visible."
I really like this class and I know that it will be useful when I come back to Brazil.

Minha primeira observação

Hoje nós fomos para a aula do professor Sami Suhonen. O assunto programado era "Aprender fazendo" do inglês "Learning by doing"
Pela manhã fomos para a nossa primeira observação, era a disciplina de Física para o curso de Engenharia de Laboratórios. O tema da aula foi carga elétrica. Os estudantes deveriam fazer algumas medidas de carga elétrica em equipamentos simples durante a aula. É bom lembrar que esta não foi uma aula de laboratório, foi apenas uma aula teórica em que o professor utilizou o método de "aprender fazendo".
Os alunos fizeram medidas nos equipamentos  sem um grande conhecimento anterior sobre o assunto e como fonte de pesquisa tiveram o livro didático e o tão famoso Google (sim, o Google em sala de aula). Havia cinco grupos de seis estudantes e cinco experimentos diferentes, de modo que cada grupo iniciava com um experimento e, em seguida, eles foram trocando com outros grupos. Depois de fazer todos os experimentos e medições, os alunos tiveram que apresentar para os colegas a teoria por trás das medidas que fizeram como em um banner de congresso, porém na frente da sala. O professor disse que, se fizessem a apresentação em Inglês eles iriam ganhar pontos extras por isso, todo mundo fez (que bom, pois se fosse em Finlandês nós só entenderíamos o Kiitos no final, que significa Obrigado). 
Todos os alunos participaram da atividade, um pouco diferente do que costumamos ver no Brasil, onde um ou dois fazem todo o trabalho duro e os outros apenas observam e ás vezes nem isto.
No final da última apresentação, perguntei a um aluno se ele gosta desse tipo de abordagem e ele disse que gostava muito, pois o trabalho em equipe é uma das habilidades que eles precisam no mercado de trabalho, por isso é muito bom para aprender o conteúdo e melhorar as habilidades de trabalho em equipe ao mesmo tempo.
Visitamos os laboratórios de física em TAMK. Eles são bastante interessantes. São quatro laboratórios ligados uns aos outros de modo que o professor pode utilizar toda a estrutura em suas aulas. Há um técnico e um engenheiro responsável pelos laboratórios.
Algumas curiosidades sobre estes laboratórios:
- Se o professor precisar de uma lâmpada para usar em suas aulas, basta pegar o dinheiro do orçamento de TAMK e comprá-la em qualquer loja, assim a lâmpada estará pronta para usar em menos de um dia, eles só têm de fazer uma licitação se o valor é maior que 10.000 €;
- Os alunos fazem experimentos com Cobalto-60 e Estrôncio-90 para estudar decaimento radioativo. É muito bom para os futuros profissionais da área de engenharia pois 18% da energia da Finlândia vem de usinas nucleares;
 Caixas com os emissores de radiação.
Local para realizar os experimentos.
- Cada professor tem cerca de 16 alunos em suas aulas de física, e eles trabalham em duplas no laboratório.
À tarde, primeiro respondemos a um questionário utilizando um dispositivo que podemos escolher a opção e, em seguida, o programa desenha um gráfico com as nossas respostas. Pode ser mais uma ferramenta útil para o processo de aprendizagem.
Sami nos contou sobre os programas de engenharia em TAMK. As diferenças entre o estudante que veio de educação profissional (Vocational Education) e do estudante que veio do ensino médio (Upper Secondary School). Alunos egressos do ensino profissional tem mais habilidades manuais, porém menos conhecimento sobre matemática ou física, por exemplo. E é um grande desafio trabalhar em uma sala tão heterogênea, onde os alunos possuem diferentes habilidades e competências.
A partir daí vem a nossa primeira questão: "O que é mais desafiador no ensino?".
No meu ponto de vista, o principal desafio é a motivação. Como motivar os alunos? Como criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno se sinta empolgado com o que está aprendendo? Estas são perguntas sem respostas, aliás, sem respostas corretas ou erradas, pois respostas todos possuem algumas.
Como podemos saber o que os alunos realmente aprenderam?
Como podemos ter certeza de que os alunos entenderam bem o conteúdo? Será que o aluno não entendeu ou entendeu errado?
Como podemos tentar tornar os estudantes sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem (se é que este termo pode ser utilizado)?
Como aumentar a motivação de nossos alunos?
Estamos ensinando de forma tradicional, com quadro e giz, data show, poucas demonstrações e alguns exercícios, mas os alunos geralmente não são o centro da aprendizagem e consequentemente não são ativos com estas metodologias. Temos, por exemplo, os alunos que dormem em sala de aula ou aqueles que são muito ativos, mas em seus celulares no facebook ou WhatsAPP.
No departamento de Física de TAMK, uma metodologia que é utilizada é colocar as soluções para os exercícios de casa como vídeos no Youtube, porque o aluno que fez a lição de casa, geralmente aprendeu o conteúdo e aqueles que não fizeram a lição de casa irão apenas copiar as respostas caso o professor corrija os exercícios em sala.
Assim, na sala de aula, o professor pode trabalhar com diferentes abordagens em vez de resolver os exercícios. Estratégias como já mencionei antes, "aprender fazendo".
Nessas abordagens, os alunos normalmente trabalham em equipes, para que eles possam argumentar a sua opinião, avaliar as opiniões dos colegas e melhorar várias habilidades que não são o "foco" da aprendizagem" como o trabalho em equipe e comunicação. Um feedback dos alunos de determinado curso mostrou que 73% pensam que eles são membros ativos em seu grupo de trabalho nesta metodologia.
Para finalizar, deixo uma frase que representa como os engenheiros e outros profissionais devem agir:
"Um engenheiro precisa reconhecer quando desconhece algum assunto (e admitir isto) e não fingir conhecer. Deve buscar apoio dos colegas. Em muitos casos, não há uma única "resposta certa". Porém, o raciocínio por trás de qualquer resposta precisa ser claro".
Gostei bastante da aula e sei que ela será muito útil quando eu voltar para o Brasil. 

Bruno Pereira Garcês

domingo, 8 de março de 2015

Teachers for the Future - Professores para o Futuro

VET - Teachers for the Future

Well, many of you may be asking yourselves, what is Bruno doing in Finland? (I am not just travelling around).
The National Council of Scientific and Technological Development and the Ministry of Education of Brazil invited researchers of the Federal Institutes to participate in the program Teachers for the Future. 
It's a capacitating program based on the Finnish Applied Research Method that has the integration with the labor market as main target.
First I thought that we would develop our research projects in Finland and then we would know better how to implement this projects in the labor market, but I was completely wrong.
The main goal of this program is to improve our pedagogical skills ("Teaches for the future" how couldn't I realize that before?) and that was a very good surprise. As many of my colleagues know, I had no pedagogical training before even I am working as a teacher since 2007. 
The program is a continuing education program divided into two phases. First we will stay in Finland for five months learning how to design learning environments that benefits students instead of just teachers and later we come back to Brazil and try to implement the pedagogical methods we had learned.
I really liked the idea of knowing more about different pedagogical methods, because sometimes I think that I'm teaching in a very academic way and I see that many colleagues do the same. This is a great opportunity to change my idea about education (or not).
So, back in the call for projects, my project title is "Encapsulation of bioactive substances into unilamellar liposomes to the development of nanotechnology products" so I will try to develop a nanotechnology product that could prevent from oxidative stress and hence other diseases like skin cancer, but I will talk about my project later.
I hope I can figure a way to work this project in the classroom with my students, not just as a research, but in a pedagogical way, to help they learn more and in a better way.
And this is just a brief about how am I in Finland.
At the end of the post you will find some reports about the program and the project.


Professores para o Futuro

Bem, muitos de vocês devem estar se perguntando, o que o Bruno foi fazer na Finlândia? (Não estou só passeando).
O CNPq juntamente com o MEC convocaram pesquisadores através da Chamada 041/2014 a desenvolver um projeto de pesquisa aplicada em instituições finlandesas por um período de cinco meses.
É um programa de capacitação baseado no modelo finlandês de pesquisa aplicada que tem como objetivo principal a integração com o mercado de trabalho.
Primeiramente eu pensei que nós iríamos desenvolver nossos projetos de pesquisa na Finlândia e então iríamos aprender melhor como aplicar este projeto no mercado de trabalho, mas eu estava totalmente enganado.
O principal objetivo do programa é melhorar nossas habilidades pedagógicas (O nome do programa é "Professores para o Futuro", como eu não percebi isto antes?) e isto foi uma surpresa muito boa. Como muitos colegas sabem, eu não sou licenciado, mesmo dando aulas desde 2007.
O programa é considerado um programa de educação continuada dividido em duas fases. Na primeira fase, nós ficaremos na Finlândia por cinco meses aprendendo como desenvolver ambientes de aprendizagem visados nos alunos ao invés de apenas pensar no professor e depois iremos para o Brasil para tentar implementar os métodos pedagógicos que aprendemos.
Eu adorei a ideia de aprender mais sobre diferentes metodologias de ensino porque muitas vezes eu me vejo ensinando de uma forma muito acadêmica e vejo que muitos colegas também ensinam desta maneira. Esta é uma grande oportunidade de mudar minha opinião sobre educação (ou não).
Voltando à chamada para projetos de pesquisa, apenas para conhecimento, o título projeto que submeti foi "Encapsulamento de substâncias bioativas em lipossomas unilamelares para o desenvolvimento de produtos nanotecnológicos" onde irei tentar desenvolver um produto nanotecnológico que pode prevenir o estresse oxidativo e, consequentemente, outras doenças como o câncer de pele, mas irei falar melhor sobre meu projeto depois.
Eu espero que possa encontrar uma maneira de trabalhar este projeto em sala de aula com meus alunos, não somente como pesquisa, mas com uma abordagem pedagógica, para estimulá-los a aprender mais de uma forma mais agradável.
E este foi apenas um resumo de como vim parar na FInlândia.

Bruno Pereira Garcês

sexta-feira, 6 de março de 2015

The Finnish Educational System - O Sistema Educacional Finlandês

The Finnish Educational System

          The Finnish education system is a little different from the Brazilian. Starting with the birth of the child, the mother or father has 9 months of maternity leave instead of six months in Brazil, and in Brazil just the mother can have this leave. This period can be extended to 3 years and the mother receives a 300/400 euros grant to care for the child.
          Up to 6 years of age the child does not attend school but a kindergarten, where there are no literacy begin, children should play and improve their social skills and learn to work together, a child should be treated as a child, they have to play. For those parents who live far away from a kindergarten, there are families who have children and do training courses in order to take care of other people's children in a particular way, as in "Daddy Day Camp" movie. There are no free day care, all are paid, but the value is far less than private kindergartens in Brazil, around 100 euros per month. While in Brazil the children go to public kindergartens in the beginning and then to schools, usually private and very expensive and begins literacy in these schools.



          From 7 years, children go to public school to start basic education. At this level literacy starts. Children have only one teacher until the 6th grade, all with master's degree in education. After this, students go until the 9th grade with specific teachers for each subject, all with at least a master's degree in their respective area. From the 3rd grade, students begin a second language and in sixth grade he can choose a third language and also start up the lessons of the Swedish language, because approximately 6% of the population of Finland have Swedish as their mother tongue and they believe that everyone has the right to be treated at a supermarket, bank or any public agency in their mother tongue, so many have to perform even the proficiency test in the Swedish language and to meet at least B1.
          There is no fail until the 9th grade and the same classroom stays together during the first 5 years, then there is a change (or not) and the same classroom stays together until the 9th grade. All students have support from various professionals who make up a multidisciplinary team of psychologists, social workers, speech therapists or any necessary specialties for better student performance. Education is inclusive, special needs people are attending the same classes that students who do not have any of these needs and there is no difference in the treatment of these students, as all teaching is already individualized for students with special needs or not. There are approximately 20 students per class, which facilitates the work of the entire school staff, especially the teacher. There is no difference in the quality of schools, students always study at the school nearest their home. There aren't tests to measure the quality of education and compare the students or schools, only the "Matriculation Exam" which I will discuss later.
          If at the end of nine years in basic education the student does not acquire all the skills and competencies necessary for their future life, he is asked to do a 10th year, which will be fully based on your needs to meet the difficulties and acquire the necessary skills, however this 10th year is completely optional, there is a conversation between school, student and family to decide what is best for the students, so only 2% of students undertake this year.
          In Brazil the reality is quite different. There is a big difference in the quality of public schools and a greater difference even when we include private. Usually low-income families send their children to study in public schools, which have a much lower quality of private education. Teachers are not trained, have a high workload and are underpaid. Many states don't reprove their students, but there are not monitored separately, so many students go without the necessary skills and competencies to monitor future studies.
          Returning to the Finnish system, after basic education, students have to choose between two different school systems, "Upper Secondary School" or "Vocational School" is like high school or technical education. Here begin some "clear" differences between the two systems. If the student choose the technical education, he just have some mother tongue classes (Finnish), some math and English, all other subjects are on the vocational area to which the student has chosen. Already in high school, students must take some courses that are mandatory, but it mounts its curriculum, choosing subjects to complete a certain amount of credits. The student does not need to do all the courses offered and can focus their learning to certain areas. There are even some schools that have a higher approach in some subjects such as arts, music, business and more.



          If the student choose the Upper Secondary School, after this level it will perform the "Matriculation Exam". It's like the old "National Exam of High School - ENEM" in Brazil, because it does not give access to universities, just consider some points in certain content. Universities have their own selection exam, which is usually unified, students choose two options (is very difficult to get into a university in Finland). These students may also seek a place at a University of Applied Sciences, which are institutions that offer higher education aimed directly at the labor market, this issue will be further discussed later.
          The students graduating from technical courses, they can go directly to the labor market, try a place at a university of applied sciences but may also try to enter a university without even having studied the contents of the "Matriculation Exam". But to have the right to enter the universities, in addition to the "Matriculation Exam" students also need to be approved in the same Selection Exam.
          In Brazil, students have two options to get out of elementary school, go to the Regular High School or the Vocational Integrated High School, where vocational subjects are included in the basic curricula of the course. The student can not choose subjects, there is the archaic system of "curricula" and even "timetable" where everything is fixed. Students of Regular High School have the option of doing a concomitant vocational course, where he studies in a school and is vocational course is in another usually at night.
The regular high school can also be done in public or private schools, where private schools are usually the best, as well as in primary and pre-school.
          At the end of high school students who are interested in making a graduate should conduct ENEM or vestibular some college or private university, which usually have an educational level well below than the public.
          Upon completion of high school come the level where the Finnish system and the Brazilian system are more similar.
          Both have Universities and Universities of Applied Sciences (let's consider the Federal Technological Universities and the Federal Institutes in this category). The main difference is that there are no private universities in Finland, which makes the top level even more desired, as there are fewer vacancies than in Brazil, so students are 2, 3, 5 years studying to enter a university. The admission to the University of Applied Sciences is a little easier but still need hardworking.
          After enrolling at the University system is very close, the universities are extremely academicians with traditional teachers and students learn virtually alone, while the Universities of Applied Sciences learning is quite different, with the knowledge gained to the labor market. Life is the plaintiff and not science. The Federal Institutes in Brazil have this proposal, but it has been "massacred" by several teachers, graduates of Federal Universities with very Academicist thought, trying to make the Federal Institutes "mini-university" and forgetting the labor market. Teacher training takes place in universities.



          I see a great advantage in the Brazilian educational system at the point of vertical integration (if well planned). The student has the opportunity to make technical course, graduation, specialization, master's and doctorate by these institutions, the more I believe that we should do away with academic master in the Federal Institutes and work only with professional master. In addition to teacher training that is well effective in the Institutes as 20% of the vacancies should be for teacher formation and education.
          In Finland, students of universities can do after graduation, master's degree, licenciate degree (Not related to classroom lectures, but an academic title intermediary between the master and doctorate) and PhD. Students of Universities of Applied Sciences can only make the Masters after 3 years of work in industry, commerce or whatever area of their studies.
          All who have interest in becoming teachers should make a teaching qualification of 60 credits, which corresponds to approximately 1600 hours, including engineers, doctors, nurses, chemical or training area.
          Finally, in Finland the teacher has enough prestige and typically have higher wages than other professions, is nothing exorbitant, but is slightly larger.

O Sistema Educacional Finlandês

          O sistema educacional finlandês funciona de uma forma um pouco diferente do Brasileiro. Iniciando pelo nascimento da criança, a mãe e/ou o pai possuem 9 meses de licença maternidade ao invés dos 6 meses no Brasil, normalmente para a mãe. Este período pode ser extendido para 3 anos e a mãe recebe uma bolsa de 300/400 euros para cuidar da criança.
          Até os 6 anos de idade a criança não frequenta a escola e sim um jardim da infância, onde não se inicia a alfabetização, as crianças devem brincar e melhorar suas habilidades sociais como aprender a trabalhar em grupo, afinal uma criança deve ser tratada como uma criança. Para aqueles pais que residem longe de um jardim da infância, há famílias que possuem filhos e fazem cursos de capacitação para poderem cuidar dos filhos de outras pessoas de uma forma particular, como no filme "Acampamento do Papai". Não existem creches gratuitas, todas são pagas, porém o valor é bem menor que as creches e escolas infantis particulares do Brasil, em torno de 100 euros por mês. Enquanto no Brasil as crianças vão para creches públicas no início e, em seguida, para escolas, normalmente privadas e muito caras e se inicia a alfabetização nestas escolas.



          A partir dos 7 anos as crianças vão para a escola pública para iniciar a educação básica. Neste nível inicia-se a alfabetização. As crianças têm apenas um professor até o 6º ano, todos com mestrado em educação. Após isto, os alunos vão até o 9º ano com professores específicos de cada disciplina, todos com pelo menos o título de mestre em sua respectiva área. A partir da 3ª série, os alunos começam um segundo idioma, na sexta série ele pode escolher um terceiro idioma e também iniciam-se as aulas do idioma suéco, pois aproximadamente 6% da população da Finlândia tem o suéco como língua materna e eles acreditam que todos têm o direito de serem atendidos em um supermercado, banco ou qualquer órgão público em sua língua materna, por isso muitos têm que realizar inclusive o teste de proficiência na língua suéca e conseguir atingir pelo menos B1.
          Não há reprovação até o 9º ano e a mesma sala de aula permanece unida durante os 5 primeiros anos, então há uma troca (ou não) e a mesma sala permanece junta até o 9º ano.
          Todos os alunos possuem apoio de diferentes profissionais que compõem uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos ou quaisquer especialidades necessárias para o melhor desempenho do estudante. A educação é totalmente inclusiva, todos os portadores de necessidades especiais frequentam as mesmas salas de aula que os alunos que não possuem nenhuma destas necessidades e não há diferença no tratamento desses alunos, pois todo o ensino já é individualizado, para alunos portadores de necessidades especiais ou não. Há aproximadamente 15 a 20 alunos por sala de aula, o que facilita o trabalho de toda a equipe escolar, principalmente do professor. Não há diferença na qualidade das escolas, os alunos sempre estudam na escola mais próxima de sua casa. Não existem testes para medir a qualidade da educação e comparar os alunos ou as escolas, apenas o "Matriculation Exam" que irei discutir posteriormente.
          Se ao final de 9 anos na educação básica o aluno não adquirir todas as habilidades e competências necessárias para sua vida futura, ele é convidado a fazer um 10º ano, que será totalmente baseado em suas necessidades para suprir as dificuldades e adquirir as competências necessárias, porém este 10º ano é totalmente facultativo, há uma conversa entre escola, aluno e família para decidirem o que é melhor para o estudante, portanto apenas 2% dos alunos cursam este ano.
          No Brasil a realidade é bastante diferente. Há uma grande diferença na qualidade das escolas públicas e uma diferença maior ainda quando incluímos as privadas. Normalmente famílias com baixa renda colocam seus filhos para estudarem nas escolas públicas, que têm uma qualidade da educação bem inferior às privadas. Os professores não são capacitados, possuem uma alta carga de trabalho e são mal pagos. Muitos estados também não reprovam os seus alunos, porém não há acompanhamento individualizado, então muitos seguem sem as habilidades e competências necessárias para acompanhar os próximos estudos.



          Voltando ao sistema finlandês, após a educação básica, os alunos têm que escolher entre dois diferentes sistemas de ensino, "Upper Secondary School" ou "Vocational School" é como o ensino médio ou ensino técnico. Aqui começam algumas diferenças mais "claras" entre os dois sistemas. Caso o aluno escolha o ensino técnico, ele têm apenas algumas disciplinas de língua materna (finlandês), um pouco de matemática e inglês, todas as outras disciplinas são sobre a área técnica a qual o aluno escolheu. Já no ensino médio, os alunos devem fazer algumas disciplinas que são obrigatórias, porém ele monta a sua matriz curricular, escolhendo disciplinas até completar certa quantidade de créditos. O aluno não precisa fazer todas as disciplinas oferecidas e pode voltar seu aprendizado para determinadas áreas. Existem inclusive algumas escolas que têm uma abordagem maior em alguns temas como artes, música, negócios entre outros.
          Caso o aluno escolha o Ensino Médio, após o término deste nível ele irá realizar o "Matriculation Exam". É como o antigo ENEM no Brasil, pois ele não dá acesso às Universidades, apenas conta alguns pontos em determinados conteúdos. As universidades possuem seu próprio exame de seleção, que normalmente é unificado e os estudantes escolhem duas opções (É muito difícil entrar em uma Universidade na Finlândia). Estes alunos também podem pleitear uma vaga em uma Universidade de Ciências Aplicadas, que são Instituições que oferecem Ensino Superior voltado diretamente para o mercado de trabalho, este assunto será melhor discutido posteriormente.
          Os estudantes egressos dos cursos técnicos, podem ir diretamente para o mercado de trabalho, tentar uma vaga em uma Universidade de Ciências Aplicadas mas também podem tentar entrar em uma universidade, mesmo sem ter estudado os conteúdos do "Matriculation Exam". Mas para ter o direito de entrar nas Universidades, além do "Matriculation Exam" os alunos também precisam ser aprovados no Exame de Seleção da mesma.
          No Brasil, os alunos têm duas opções ao sair do Ensino Fundamental, ir para o Ensino Médio Regular ou Ensino Médio Técnico Integrado, onde as disciplinas técnicas são incluídas no currículo básico do curso. O aluno não pode escolher disciplinas, há o sistema arcaico de "grade curricular" e até "grade horária" onde tudo é fixo. Os alunos de Ensino Médio Regular têm a opção de fazer um curso técnico concomitante, onde o mesmo estuda em uma escola e faz o técnico em outra normalmente no período noturno.
          O Ensino Médio regular também pode ser realizado em escolas públicas ou privadas, onde as privadas normalmente são as melhores escolas, assim como no ensino fundamental e pré-escola.
          Ao final do Ensino Médio, os alunos que tiverem interesse em fazer uma graduação devem realizar o ENEM ou o vestibular de alguma faculdade ou universidade privada, que normalmente possuem um nível educacional bem abaixo das públicas.
          Após o término do Ensino Médio vêm o nível onde o sistema Finlandês e o sistema Brasileiro são mais similares.
          Ambos possuem Universidades e Universidades de Ciências Aplicadas (vamos considerar as Universidades Tecnológicas Federais e os Institutos Federais nesta categoria). A principal diferença é que não existem Universidades Privadas na Finlândia, o que torna o nível superior ainda mais desejado, pois há menos vagas que no Brasil, portanto os alunos ficam 2, 3, 5 anos estudando para ingressar em uma Universidade. O ingresso nas Universidade de Ciências Aplicadas é um pouco mais fácil.
          Após o ingresso, na Universidade o sistema é bem próximo, as Universidades são extremamente academicistas com professores tradicionais e os alunos aprendem praticamente sozinhos, enquanto nas Universidades de Ciências Aplicadas o aprendizado é bastante diferente, sendo o conhecimento adquirido para o mercado de trabalho. A vida é a demandante e não a ciência. Os Institutos Federais no Brasil têm esta proposta, porém a mesma vem sendo "massacrada" por vários docentes, egressos de Universidades Federais com pensamento muito academicista, tentando tornar os Institutos Federais "mini-universidades" e esquecendo do mercado de trabalho. A formação de docentes se dá nas Universidades.
          Vejo uma grande vantagem no sistema educacional Brasileiro no ponto da verticalização (se bem planejada). O estudante tem a oportunidade de fazer curso técnico, graduação, especialização, mestrado e até doutorado nestas instituições, por mais que eu acredite que deveríamos acabar com mestrado acadêmico nos Institutos Federais e trabalhar apenas com mestrado profissional. Além da formação de professores que é bem efetiva nos Institutos, pois 20% das vagas devem ser para licenciatura.
          Na Finlândia, os alunos das Universidades podem fazer após a graduação, o mestrado, licenciatura (Não é relacionado a ministrar aulas, e sim um título acadêmico intermediário entre o mestrado e o doutorado) e doutorado. Os alunos das Universidades de Ciências Aplicadas só podem fazer o mestrado após 3 anos de trabalho na indústria, comércio ou qualquer que seja a área de seus estudos.
          Todos que possuem interesse em se tornar professores devem fazer uma qualificação pedagógica presencial de 60 créditos, que corresponde a aproximadamente 1600 horas, inclusive engenheiros, médicos, enfermeiros, químicos ou qualquer área de formação.
          Para finalizar, na Finlândia o professor tem bastante prestígio e normalmente têm salários melhores que outras profissões, não é nada exorbitante, porém é levemente maior.

Bruno Pereira Garcês