New curricula organization
What if the students would be present at school in every day between 08:30 to 16:00 and school is their workplace?
What if the student would have only 1 subject/issue for the whole day?
What if learning is done more in teams?
What if the teachers are like coaches?
What if all spring term courses would be integrated around a big development project?
What if the project would be done in 5 persons development teams and strictly following the agile project methodology just like is done in software companies?
What if the results of the project are public?
And this questions are exactly what is being done in some courses in TAMK.
The students working day is divided into three well defined parts. First, the teacher comes to the classroom and the students will get some lectures or demonstrations or other methodologies. And then the teacher gives them some assignments so they can work by themselves. Later on the teacher comes back to the classroom and talk about the assignment he gave, filling the gaps of knowledge and orientating the students about the subject. Once the students have eight hours of work at the university, there's no so much to do at home, they do all of their assignments at the university.
They have just 7% of evasion in this kind of curricula and the number of students that put TAMK as first option in the exam admission increased 127% after they started this kind of curricula.
I will talk about the game expo project in another post. Games are the projects of the first year students of the course.
Some isolated considerations:
- The students have three days of orientation before the classes start.
- The students have 60 credits a year and each credit correspond to 27 hours, so 1640 hours a year.
Nova forma de Organizar o Currículo
E se os estudantes estivessem na escola todos os dias entre 08:30 e 16:00?
E se os estudantes tivessem apenas um conteúdo por dia?
E se a aprendizagem fosse mais em grupos?
E se todas as disciplinas de um curso estivessem diretamente envolvidas em um projeto por bimestre?
E se o projeto fosse realizado exatamente como desenvolvem nas empresas?
E se os resultados do projeto forem públicos?
E essas questões mostram exatamente o que está sendo feito em alguns cursos em TAMK.
O dia de um estudante na escola é dividido em três partes bem definidas. Primeiramente o professor vai até a sala e ministra sua aula utilizando diferentes metodologias. Em seguida, o professor deixa algumas tarefas para os alunos que ficam sozinhos na sala por um tempo (ou podem ir para suas casas, mas normalmente eles preferem ficar, exceto aqueles que são mais individualistas) para trabalharem sozinhos, buscarem as respostas em colaboração com os colegas. Para finalizar, o professor volta para a sala e fala sobre a tarefa designada aos alunos, tira dúvidas, explica conteúdo não compreendido, faz dinâmicas, apresentações entre outras coisas. Uma vez que os estudantes ficam oito horas na universidade, não há muito a fazer em casa, eles fazem todas as tarefas necessárias neste período.
Exemplo de "grade horária"
Eles possuem apenas 7% de evasão com este tipo de currículo e o número de estudantes que escolheram TAMK como primeira opção no vestibular cresceu 127% enquanto das outras Universidades cresceu menos de 10%.
Irei falar melhor sobre a exposição dos projetos de jogos em outro posto. Todos os alunos do primeiro ano do curso têm como projeto o desenvolvimento de jogos, no primeiro ano de aplicação desta metodologia, oj jogos foram para computador, no segundo para nokia e neste ano para Android.
Algumas considerações isoladas:
- Alunos possuem três dias de orientação antes do início das aulas;
- Os estudantes possuem 60 créditos por ano e cada crédito corresponde à 27 horas, portanto eles têm 1640 horas por ano.
Ontem postei que não conseguia pensar em uma boa tradução para a metodologia "Gallery Walk". Procurando e conversando com minha colega de curso Kelly chegamos à conclusão de que a melhor definição seria Galeria de Ideias.
Bruno Pereira Garcês
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