Bachelor Thesis - Environmental Engineering
Yesterday I had the opportunity to attend a pre-presentation of the bachelor thesis of the Environmental Engineering students. Four students presented a kind of qualification before the final presentation. The main objective of this seminars are to give some feedback to the students about their project, so they can make a better bachelor thesis.
The first student proposed a book talking about the 50 best practices in environmental engineering, especially in developing countries.
It's easy to find activities on the internet, but it would be better if most of these were grouped, so this is your main idea.
The first idea of the book is on the bottle recycling system in Finland, where 90% of the glass and PET bottles are recycled. It is a great solution for 1.7 billion bottles annually.
The second idea was about a small town in Slovenia, called Vrhnika. They can separate and recycle 76% of waste.
The third idea talks about legislation. The tax cuts or tax increases in other areas can change behavior, mainly of large companies. The tendency is to reduce landfill and increase recycling, but unfortunately they are adding more incineration.
The second student talked about the deforestation in Tanzania.
His objective is to analyze and try to make people aware of the environmental, social and economic of deforestation, and seek alternatives to coal, which is widely used in the country due to lack of electricity and other sources of heat.
The third student proposed a wind power pilot plant. The idea is to not only make a pilot plant, but also write a kind of guide to its use.
The last student spoke about a technological product to increase hygiene at coffee times. The idea is to make a prototype that put the lids on coffee cups. He had the idea in 2007 and has been thinking about the same since.
Our colleague Juliano asked if he had thought in a patent for his design, but the student said it would be very expensive, and he thought of not making the patent and then develop a new and better product that he could actually patent.
We see that there are totally different projects each other, which clearly shows the issue of applied sciences. None of the research is purely academic, all seeking a real possibility of application.
Students show critical appointments, as they comment the work of others, giving suggestions, asking aspects on it and interacting with each other. I believe this peer feedback is extremely important, and see it as a future possibility.
Some important tools I saw these presentations are the Clean Cards that can make microbiological tests to analyze for the presence of microorganisms in situ. And also about Shapeways, a website where you can submit your 3D designs and they print to the desired material.
Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Ambiental
Ontem tive a oportunidade de assistir à uma pré-apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Engenharia Ambiental. Quatro alunos apresentaram um tipo de qualificação antes do trabalho de conclusão. Esta qualificação tem como objetivo principal dar ideias aos estudantes sobre os seus projetos e fazer uma pré-avaliação dos mesmos, para que os alunos consigam um resultado melhor.
O primeiro estudante propôs um livro falando sobre as 50 melhores práticas na área de engenharia ambiental, principalmente nos países em desenvolvimento.
É fácil encontrar práticas na internet, porém seria melhor se grande parte destas estivessem agrupadas, portanto esta é a sua ideia principal.
A primeira ideia do livro é sobre o sistema de reciclagem de garrafas da Finlândia, onde 90% doas garrafas de vidro e PET são recicladas. É uma grande solução para 1,7 bilhão de vasilhames anualmente.
A segunda ideia foi sobre uma pequena cidade na Eslovênia, chamada Vrhnika. Eles conseguem separar e reciclar 76% do lixo.
A terceira ideia fala sobre legislação. A redução de impostos ou aumento de impostos em outras áreas podem mudar o comportamento, principalmente das grandes empresas. A tendência é diminuir os aterros e aumentar a reciclagem, porém o que mais aumenta é a incineração.
O segundo estudante falou sobre o desmatamento na Tanzânia.
O seu objetivo é analisar e tentar conscientizar as pessoas sobre as consequências ambientais, sociais e econômicas do desmatamento, além de buscar alternativas para o carvão, que é muito utilizado no país devido à falta de energia elétrica e outras fontes de calor.
A terceira estudante propôs uma planta piloto de energia eólica. A ideia não é só fazer uma planta piloto, mas também escrever uma espécie de guia para a utilização da mesma.
O último estudante falou sobre um produto tecnológico para aumentar a higiene na hora do café. A ideia é fazer um protótipo que coloque as tampinhas nos copos de café. O mesmo teve a ideia em 2007 e vem pensando na mesma desde então.
Nosso colega Juliano perguntou se o mesmo pensava em uma patente para o seu projeto, porém o estudante disse que ficaria muito caro, e ele pensou em não fazer a patente e depois desenvolver um novo produto, aperfeiçoado em que ele possa realmente patentear.
Vemos que há trabalhos totalmente diferentes uns dos outros, o que mostra claramente a questão das ciências aplicadas. Nenhuma das pesquisas é meramente acadêmica, todas buscam uma possibilidade real de aplicação.
Os alunos se mostram críticos, pois eles comentam os trabalhos dos outros, dando sugestões, perguntando aspectos sobre o mesmo e interagindo entre si. Acredito que esse feedback feito pelos pares é extremamente importante, e vejo como uma possibilidade futura.
Algumas ferramentas importantes que vi nestas apresentações são os Clean Cards que podem fazer testes microbiológicos para analisar sobre a presença de microrganismos in situ. E também sobre Shapeways, um site onde você pode enviar seus desenhos 3D e eles imprimem no material desejado.
Obrigado pelo interesse em ler.
Bruno Pereira Garcês
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