"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

OPERA

OPERA

O que é?
OPERA é um método eficiente de trabalho em grupo onde todos os estudantes participam ativamente. É utilizado muitas vezes na resolução de problemas e definição de prioridades. Leva em consideração o conhecimento prévio dos estudantes e estimula a discussão. É uma metodologia participativa onde todos devem participar para um melhor entendimento do processo.
O nome vêm da sigla:
Own suggestions
Pair suggestions
Explanations
Ranking
Arranging

Onde cada palavra corresponde a uma fase da metodologia.
Como preparar?
  • Primeiramente o professor deve definir qual o assunto a ser tratado, definir todos os objetivos da atividade, organizar o tempo necessário para cada tarefa e explicar aos alunos como a aula irá proceder.
  • Em seguida, cada estudante irá pensar e escrever sobre suas opiniões relacionadas ao assunto definido pelo professor. (Own suggestions).
  • Após a primeira fase, os estudantes devem discutir suas opiniões em grupo e selecionar algumas opiniões coletivas para serem colocadas no quadro. O professor irá definir quantos papéis cada grupo irá colocar no quadro. Durante esta fase os estudantes devem discutir de modo a escolherem juntos as suas opiniões. (Pair suggestions)
  • Na terceira fase, todos os grupos colocarem suas opiniões no quadro, cada um explica brevemente para o restante da sala por que escolheram estas opiniões. (Explanations)
  • A quarta fase baseia-se na classificação das opiniões, das mais relevantes para o assunto até as menos relevantes. (Ranking)
  • Para finalizar, o professor irá organizar as opiniões de acordo com os temas, pois os diferentes grupos podem ter colocado opiniões iguais, então cabe ao professor (com o auxílio dos alunos) organizá-las no quadro, mantendo o ranking realizado na quarta fase. (Arranging)

Quais as funções do professor?
O professor deve preparar muito bem a atividade antes da aula. Fazer intervenções em caso de perca de atenção, discussões que não estão indo para o rumo previsto nos objetivos e também organizar o tempo.
Durante a fase de organização, o professor pode começar a dar suas próprias opiniões sobre o assunto, para facilitar a organização das mesmas. Orientar os alunos sobre a proximidade entre as opiniões e talvez auxiliar em uma nova classificação de importância das mesmas.
Após a atividade, o professor precisa dar o feedback aos alunos, falar sobre o tema da aula e discutir com os mesmos para avaliar se todos realmente participaram e concordam com o que terminaram de construir.
Quais os benefícios desta metodologia?
Os estudantes praticam competências pouco trabalhadas na escola como discussão, debate, e organização.
Dá a oportunidade dos estudantes utilizarem seus conhecimentos prévios, habilidades e competências.
Promove mais trabalho em grupo.
Todos os estudantes devem ser ativos durante todo o processo, normalmente em trabalhos em grupo apenas alguns alunos falam ou fazem.
O tempo é utilizado da maneira correta, onde cada fase tem um tempo determinado, o que faz com que alunos não terminem muito antes dos outros ou muito depois o que pode provocar uma perca de foco dos estudantes.
Os estudantes se sentem parte do processo.
Considerações finais
Os professores devem pensar muito bem em como utilizar esta metodologia, pois a mesma não se aplica em qualquer ocasião. Seria interessante fazer a mesma antes da introdução de determinados conteúdos, para avaliação de conhecimento prévio.
Outro exemplo seria para discutir certos assuntos onde não há a definição do que é certo ou errado e sim o que é mais certo ou menos certo. Pois os alunos podem classificar as opiniões.
E como nas outras duas metodologias coloquei uma frase, vamos continuar com o protocolo:
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes" Paulo Freire
obs.: Paulo Freire é bastante citado em toda a Europa, principalmente na Finlândia.

Um comentário:

  1. Muito bom esse método, professora Mara fez nós explicar e estudar todos!!!

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