"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

Gallery Walk

Gallery Walk - Galeria de Ideias


O que é?
Gallery walk é um tipo de metodologia cooperativa onde os alunos passam a ser ativos no processo de aprendizagem. O professor atua como observador. O formato possibilita o aprendizado de aluno para aluno.

Como preparar?
Em uma turma com 25 alunos o professor pode dividi-los em cinco grupos com cinco alunos cada.
A forma de divisão pode ser realizada através de pequenos papéis contendo números de 1 a 5 com diferentes cores.
Ex:

  • Primeiramente, os alunos com os mesmos números irão constituir os grupos iniciais.
  • Selecione uma tarefa diferente para cada grupo, por exemplo, em uma aula sobre energia, cada grupo pode estudar sobre um tipo de energia (eólica, solar, térmica...).
  • Cada grupo deverá colocar as ideias principais em um banner. Podem ser várias folhas tamanho A4 agrupadas e, em seguida, colocá-los na parede, como em uma galeria de arte.





  • Após cada banner estiver colado na parede, reagrupe os alunos de acordo com as cores, de modo que cada novo grupo tenha pelo menos um integrante dos grupos antigos.
  • Cada estudante vai explicar o seu trabalho para os outros estudantes, assim todos têm que saber do que se trata o trabalho e todos irão ouvir sobre todos os temas.

Quais as funções do professor?
O professor é sujeito passivo neste processo, onde os estudantes são o centro da aprendizagem e se tornam sujeitos ativos.
O professor deve preparar antes da aula os temas a serem estudados, instruir os alunos sobre a metodologia antes da aplicação, inclusive falando os objetivos da mesma para o aprendizado deles, andar pelos grupos durante a primeira fase para garantir que todos estejam trabalhando e orientar caso alguma discussão esteja saindo dos objetivos da aula, caminhar pelos banners durante a segunda fase para observar a explicação dos alunos, porém sem ficar parado em apenas um banner.

Quais o benefícios desta metodologia?
Os estudantes têm mais tempo para praticar competências pouco trabalhadas na escola como discussão, debate, organização e trabalho em equipe.
Promove o uso de outras habilidades como a análise, avaliação e síntese.
Dá ênfase à aspectos colaborativos, pois os estudantes trabalham em equipes, favorecendo a aprendizagem social, cognitiva e construtivista ao invés da aprendizagem comportamentalista.
Reforça aos estudantes que suas opiniões, ideias e experiências são valiosas para o processo de aprendizagem.
Dá a oportunidade dos estudantes utilizarem seus conhecimentos prévios, habilidades e competências.
Promove mais trabalho em grupo, principalmente devido aos grupos serem sorteados.
Dá a oportunidade dos estudantes andarem em sala de aula, ao invés de ficarem apenas sentados olhando para a nuca do colega da frente e escutando o professor.
Esta metodologia pode ser melhor do que os nossos "seminários", pois todos os estudantes do grupo devem estar engajados com o trabalho e diminui a apreensão dos alunos de apresentarem na frente da sala para todos os colegas inclusive o professor, tornando-se o centro das atenções.
Considerações finais
Após a metodologia terminar, o professor pode fazer um pequeno teste para avaliar se todos os conceitos teóricos desejados foram aprendidos pelos alunos e, caso tenha falhas, ele pode utilizar pequenas aulas (10 a 15 minutos) para falar de assuntos com maiores problemas.
O uso de metodologias ativas pode aumentar um dos fatores que eu acredito ser crucial na educação: Motivação!
Quando alunos deixam de ser agentes passivos e passam a ser agentes ativos no processo de aprendizagem (ou ensino-aprendizagem) eles podem perceber que todo aquele ambiente é desenvolvido para ele, para ele usufruir de seu direito de educação da melhor forma possível.
Uma pequena frase pode explicar bem isto:
"O que eu escuto eu esqueço, o que eu vejo eu lembro, o que eu faço eu aprendo"

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